Hoje é uma data especial para quem aprecia uma boa mesa. Seja cozinhando em casa, fazendo um churrasquinho, ou frequentando restaurantes.
Hoje é o Dia do Açougueiro. Este profissional exercita a arte de cortar a carne, dividindo-a em partes diferentes; em sabor, textura e maciez, que são colocadas à venda, além de atender as pessoas no balcão, como sabemos.
Mas como começou esta profissão?
Muitas palavras que usamos normalmente no dia a dia têm origem árabe, fruto da mescla de culturas quando árabes dominaram, na Europa, as regiões onde ficam Espanha e Portugal. Este é o caso da palavra açougue, surgida do árabe as-suq*, que corresponde a “feira” ou “mercado”. Mas, ao pronunciar a palavra, os portugueses acabaram trocando o “q” pelo “g”, formando, então, inicialmente, “azougue” e, depois, “açougue” como conhecemos até hoje.
Mas o significado da palavra tendeu para o local onde se comercializa carnes, embora em Portugal este tipo de estabelecimento seja também conhecido como “talho” (relacionado a talhar ou cortar a carne).